AMBIENTE DE TREINAMENTO

Justiça e segurança

Abertura de Reclamação Presencial

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O que é?
Descrição

O cidadão que tiver um problema na relação de consumo, tendo como exemplo falha ou defeito em um produto ou serviço, poderá solicitar a abertura de uma reclamação no PROCON/RO, oportunidade em que a empresa fornecedora será notificada para apresentar resposta à solicitação do consumidor.

Previsão legal

Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. (Código de Defesa do Consumidor)

Hipótese de tratamento

Consentimento do titular (Art. 7º, I, ou Art. 11, I, LGPD)

Para quem é o serviço?

Todo o cidadão com plena capacidade civil ou menor assistido/representado, brasileiro ou estrangeiro, que for lesado na relação de consumo.

Documentação necessária
Documento oficial com foto que contenha CPF; Comprovante de endereço atualizado; Telefone de contato do consumidor; E-mail do consumidor; Nome do fornecedor; Os documentos que comprovem o vínculo de consumo (nota fiscal, contrato, comprovante de pagamento e toda documentação que seja relevante); Relato do fato gerador da reclamação; Caso o reclamante não seja o titular legal do vínculo consumerista, é necessária a apresentação de procuração devidamente assinada.
Formas de atendimento
Etapas do serviço
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